Documentos Necessários para Financiamento Imobiliário

Documentos Necessários para Análise de Crédito

Para realizar a compra do seu imóvel de interesse, é fundamental saber a sua capacidade de compra. Para isso, precisamos de alguns documentos e informações pessoais que são fundamentais ao processo. Por sabermos que enviar documentos e informações pessoais traz insegurança, decidimos explicar a utilidade e a importância de cada um deles, para que você tenha conhecimento, transparência, tranquilidade e segurança ao nos enviar, e saiba como utilizaremos eles a seu favor:

Documento pessoal com foto e CPF

DOCUMENTO OBRIGATÓRIO

Precisamos de seu RG ou CNH legíveis para confirmar a sua identificação. Se você for estrangeiro, pode apresentar passaporte ou RNE. Caso seu CPF não apareça nesses documentos, será necessário apresentar o comprovante de CPF. Informe o seu CPF ao corretor de imóveis, ou obtenha diretamente no site da Receita Federal.

Certidão de estado civil

DOCUMENTO OBRIGATÓRIO

Sua certidão de nascimento ou de casamento (com ou sem averbação de divórcio) é necessária para determinar seu estado civil. Se for viúvo(a), inclua também a certidão de óbito do cônjuge. Esta informação é importante porque:

  • Determina se precisamos da documentação complementar de seu cônjuge/parceiro(a)
  • Pode afetar as condições do seu financiamento
Se você tem união estável: A documentação do parceiro(a) pode ajudar a conseguir melhores condições de financiamento. Caso tenha dúvidas sobre como qualificar essa relação, escreva para o seu corretor de imóveis e podemos orientá-lo.

Comprovante de residência de até 60 dias

DOCUMENTO OBRIGATÓRIO

Precisamos de um comprovante de residência válido (do mês atual ou dos dois anteriores). Pode ser em seu nome ou de familiares diretos (se você morar com eles), ou em nome do proprietário, se você for inquilino.

Documentos aceitos (em formato digital ou digitalizado):

  • Conta de luz, água ou gás
  • Conta de telefone ou internet
  • Fatura de cartão de crédito (com endereço)

Este documento comprova seu endereço e ajuda no enquadramento nas políticas habitacionais.

Carteira de Trabalho Digital e o Número do seu PIS/PASEP

DOCUMENTO OBRIGATÓRIO se você já trabalhou mais de 36 meses como CLT juntando todas as suas experiênciais profissionais

Sua carteira de trabalho mostra seu histórico profissional e contribuições ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), o que pode reduzir a taxa de juros do financiamento em até 0,5% ao ano!

Não sabe como gerar a versão digital? Siga este passo a passo. Se não conseguir, envie fotos de todas as páginas preenchidas da carteira física. Caso não tenha o número do PIS/PASEP, você consegue descobrir ele ao seguir as instruções deste vídeo aqui.

Seus 2 (dois) últimos contracheques, pró-labore ou extrato de pagamento do INSS

DOCUMENTO OBRIGATÓRIO

Apenas um contracheque é obrigatório. Entretanto, pedimos os dois últimos porque:

  • Definem o valor de financiamento que você pode obter (com base no valor bruto do mês)
  • Ajudam a enquadrá-lo na melhor faixa de um programa habitacional (como Minha Casa Minha Vida), com taxas e subsídios mais vantajosos
  • Contracheques com férias ou 13º não são aceitos
Se você é empresário: Envie pró-labore dos últimos 2 meses + declaração de Imposto de Renda (IR) e o recibo de entrega.

Seus 6 (seis) últimos extratos bancários

DOCUMENTO OBRIGATÓRIO para quem não tem renda formal

Se você tem renda, mas ela não é formalizada (como motorista de aplicativo, prestador de serviço, e outros autônomos, por exemplo), os extratos dos últimos 6 meses de todas suas contas bancárias são comprovantes da sua capacidade financeira e permitem uma aprovação de crédito!

Informe seu nível de escolaridade, profissão, e-mail, número do telefone e há quanto tempo mora na sua cidade atual

INFORMAÇÃO OBRIGATÓRIA

Precisamos dessas informações para realizar seu cadastro completo junto à instituição financiadora. Se for autônomo, descreva sua(s) atividade(s), para podermos categorizar corretamente.

Certidão de nascimento ou RG do seu filho menor (ou de quem dependa financeiramente de você)

DOCUMENTO OPCIONAL

Se você é solteiro(a), divorciado(a) ou viúvo(a), esta documentação pode aumentar seus subsídios (valor que o governo dá) no programa Minha Casa Minha Vida, melhorando muito as condições do financiamento e da compra ao diminuir o valor da entrada e/ou o valor da parcela.

Extrato do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS)

DOCUMENTO OPCIONAL

Se você tem saldo no FGTS, pode usá-lo para:

  • Pagar parte ou toda a entrada
  • Reduzir o valor das parcelas
  • Amortizar o saldo devedor no futuro
  • E outras possibilidades, ao longo do financiamento
Nem todos os imóveis aceitam FGTS - consulte seu corretor de imóveis. Mas mesmo que não use agora, é bom que você tenha essa informação para utilização futura. É importante saber: usar o FGTS não te impede de receber a multa prevista no seu contrato de trabalho, em caso de demissão. Portanto, usar o FGTS é uma ótima oportunidade!

Última declaração do Imposto de Renda (IR) e Recibo de Entrega

DOCUMENTO OBRIGATÓRIO APENAS EM CASOS ESPECÍFICOS. CONSULTE SEU CORRETOR DE IMÓVEIS

Se você tem renda não assalariada, esses documentos podem ajudar na formalização da sua situação financeira perante as instituições financeiras.

Atenção: Todos os documentos devem estar legíveis. Você pode enviar em formato digital (PDF), em JPEG, em foto de boa qualidade ou digitalizado.

Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida sobre esses documentos. Queremos tornar esse investimento uma realidade segura e completa, da forma mais simples e vantajosa possível para você!